loader
Evolução das Fôrmas

INTRODUÇÃO

A construção de abrigos está entre as mais antigas atividades humanas, o design e a técnica construtiva constituem um marco cultural das diversas civilizações.
As inovações tecnológicas neste século vêm transformando os processos industriais e outras atividades, e certamente no futuro continuarão na mesma direção.
No entanto a construção civil, especialmente a produção de residências tem sido marcada por processos construtivos tradicionais, praticamente artesanais tendo como decorrência custos elevados e demora na construção das obras.
Este quadro em outros países, tal como o México, em função das necessidades de habitação, tem sido superado com a utilização de processos industriais, que visam dar resposta aos desafios existentes.
O sistema construtivo CIACASA tem as premissas a saber:
• Conservar, ou mesmo superar, as qualidades próprias da construção convencional quanto à durabilidade, resistência estrutural e estanqueidade;
• Melhorar o conforto térmico;
• Manter a imagem arquitetônica tradicional culturalmente aceita pelo usuário;
• Fabricar produtos industrializados padronizados e com reduzido tempo de execução;
• Fabricar produtos com maior controle tecnológico dos materiais utilizados;
• Obtenção de baixos custos e;
• Construir habitações utilizando pequena quantidade de madeira, praticar a eco eficiência e contribuir com a preservação do meio ambiente.
Outros critérios importantes foram aplicados, tais como: simplicidade conceitual e o aproveitamento de materiais disponíveis e testados no país.
Portanto, trata-se de elementos submetidos a rigorosos testes e ensaios de acordo com a norma NBR 16055/2012.
A unidade de produção móvel, integrante do sistema, foi desenvolvida visando à obtenção de paredes e lajes com qualidade de processo industrial, seriado e uniforme, otimizando-se os custos de produção.
A construção das edificações também foi estudada, visando a simplicidade, reduzindo a níveis bastante baixos o desperdício de materiais e diminuindo consideravelmente o tempo de execução. Pode-se utilizar mão de obra não qualificada, rapidamente treinada para os serviços necessários. As armações, conduites e caixas elétricas são pré-embutidos nas paredes; a aplicação da pintura ficou facilitada tendo em vista o acabamento industrial das paredes e lajes.

Do ponto de vista mercadológico, a pesquisa contemplou as premissas, a saber:

• Concorrer, com vantagens, no setor da construção civil, oferecendo preços vantajosos e prazo curto de entrega, um produto tradicional no aspecto, sólido e bem acabado;
• Concorrer, com vantagens, em regiões onde é difícil o abastecimento e contratação de mão de obra especializada, e;
• Participar, com vantagens, na realização de condomínios habitacionais, e em edifícios residenciais, visando a diminuição do déficit habitacional do país.